Prevenir riscos é uma habilidade da Master Controller. Isso exige que ela tenha habilidade multidisciplinar, com visão aguçada sobre os vários aspectos da segurança pessoal e patrimonial, além da prevenção de riscos em sua base mais elementar.
Quando falamos em prevenção de riscos, abordamos a habilidade do profissional de anteceder momentos críticos que porventura possam acontecer, adotando todas as medidas necessárias para neutraliza ou reduzir seus efeitos. Tal habilidade é também conhecida pelos Gestores de Segurança como “Gerenciamento de Crises”.
Nos locais de pequenos, médios ou grandes acidentes, a figura da Master Controller é importantíssima sob vários conceitos.
Temos habilidade de controlar o fluxo das pessoas as encaminhando para um local mais seguro; Prevenir que outros acidentes secundários possam atingir a equipe de segurança e socorro presente no local; Informar da melhor forma possível às autoridades de segurança e saúde sobre outros riscos iminentes; Alertar a população por meio da imprensa sobre as medidas adotadas para amenizar ou neutralizar o fato crítico, e outras medidas necessárias.
Quando se fala da Master Controller no local de eventos críticos, fala também na habilidade da Equipe em tranquilizar as vítimas, familiares ou curiosos. Alarmar a população é um erro que não se pode cometer no gerenciamento de crise.
Vale lembrar que, prevenir crises é melhor do que gerenciar crises. Quando há prevenção de riscos, naturalmente haverá uma melhor maneira de administrar os momentos críticos, caso necessário. Esta é uma das principais prerrogativas do Gestor de Segurança, ou seja, prevenir e administrar eventos críticos na questão da segurança das pessoas e do patrimônio.